Ser Psicóloga…

Only One Rh - Dia da PsicólogaSer Psicóloga é uma imensa responsabilidade. Não apenas isso, é também uma notável dádiva. Desenvolver o dom de usar a palavra, o olhar, as expressões, e até mesmo o silêncio. O dom de tirar lá de dentro o melhor que tem
para cuidar, fortalecer, compreender e aliviar.

Ser Psicóloga é um ofício tremendamente sério. Mas não apenas isso, é também um grande privilégio. Pois não há maior que o de tocar no que há de mais precioso e sagrado em um ser humano: seus segredos, seus medos, suas alegrias, prazeres e inquietações.

Ser Psicóloga é tremer diante da constatação de que há instrumentos capazes de favorecer o bem ou o mal, a construção ou a destruição. Mas ao lado disso desfrutar de uma inefável bênção que é poder dar à alguém o toque, a chave que pode abrir portas para a realização de seus mais caros e íntimos sonhos.

Aprender a ouvir sem julgar, ver sem se escandalizar, e sempre acreditar no bem. Mesmo na contra-esperança, esperar. E quando falar, ter consciência do peso da palavra, do conselho, da sinalização.

As lágrimas que insistem descer, os pensamentos, as declarações e as esperanças testemunhadas, são segredos que acompanham até o fim.

Que toda Psicóloga possa ao final ser agradecida pelo privilégio de
ter vivido para ajudar as pessoas a serem mais felizes.

Feliz Dia da Psicóloga !

.

.

baseado no texto do Psicólogo Walmir Monteiro

Deixe sua opinião

News