Currículo: Imaginação Criativa

Only One Rh - Curriculo CriativoUsar a criatividade para contar sua trajetória profissional é bom, mas a má utilização de alguns recursos pode prejudicar sua apresentação.

O currículo é a primeira oportunidade que um profissional tem de causar uma boa impressão. No espaço de uma folha de papel, ele deve resumir suas informações e sua trajetória de carreira. É importante que seja sucinto, fácil de ser lido e compreensível. Mas um currículo também precisa, naqueles instantes, que dura a leitura do recrutador, fazer com que o candidato se destaca dos demais.

Por isso, é comum encontrar gente investindo na criação de apresentações criativas, com um design mais arrojado para o histórico no papel ou até coisas mais ousadas, como sites, blogs ou vídeos no YouTube.

Um currículo diferente ajuda principalmente profissionais em início de carreira, que ainda têm pouca informação para preencher num currículo convencional. Com criatividade, o candidato consegue se apresentar melhor, porém, é importante adequar a informação a quem vai recebê-la.

“Quando a pessoa sai do padrão, ela corre o risco de não ser entendida, e a tentativa de chamar atenção pode não dar certo”, afirma Alexandre Alix, Diretor de Only One RH. Lembramos que, por mais que o candidato entenda as dinâmicas da área de atuação da empresa, dificilmente ele sabe quem receberá o documento pela primeira vez. E a maneira como o recrutador olhará para o documento depende dos critérios de seleção da companhia. “A triagem não é superficial, mas o recrutador não vai se debruçar uma hora em um currículo”, afirma Alix.

Only One Rh - Curriculo ErradoMesmo quem vai recorrer a um recurso criativo precisa deixar as informações mais importantes em primeiro plano, para assegurar que as habilidades sejam identificadas pelo recrutador.

A maioria dos headhunters apontam a clareza e a objetividade como as características mais importantes — além da honestidade das informações, obviamente.

Se existe a necessidade de se mostrar diferente dos demais, os especialistas recomendam pequenas mudanças no conteúdo, de maneira a não atrapalhar a leitura e a clareza das informações. Por isso, a melhor e primeira opção talvez é produzir uma peça convencional e, se houver oportunidade, oferecer uma segunda versão mais fora do padrão.

 

Veja algumas bizarrices encontradas em curriculos

  •  No campo Objetivo Profissional, o candidato escreve: “Ficar rico”;
  •  A pessoa afirma que sabe “manusear” redes sociais;
  •  O candidato declara falar “português nativo”;
  •  No campo Estado Civil, a pessoa escreve “solteira e já fiquei para titia”;
  •  No campo Referências, o profissional indica a própria Mãe, Pai ou Marido  ao recrutador;
  •  Na última linha, o candidato escreve: “Se não for do RH, favor encaminhar o currículo”;
  •  Candidata declara ter “agressividade” comercial;
  •  No tradutor do Google, Universidade Federal de Juiz de Fora vira University Federal Judge Out. Evite traduções online ao fazer o currículo;
  •  Como endereço de e-mail, a pessoa fornece gato_sexytodo@…

 

COMO FAZER DIREITO….

  1. PENSE EM LINKS: Faça um currículo básico e escreva os links do seu perfil no LinkedIn, no seu blog profissional ou mesmo um vídeo publicado. Use links fáceis e cheque sempre se o conteúdo está publicado corretamente;
  2. CRIE OUTROS ARQUIVOS: Por e-mail, envie ao recrutador de forma separada, arquivos em leves PDF de artigos seus publicados, imagens e outros materiais que comprovem a sua experiência;
  3. USE SOLUÇÕES SIMPLES: Um papel de gramatura diferente ou cor diferente demonstra capricho. Peça ajuda a um amigo para compor o visual;
  4. TEXTO LIMPO: Cuidado com o uso de cores, músicas ou qualquer outra coisa que desvie a atenção do recrutador. Use Fontes de letras simples e adote no máximo três tamanhos. Cuidado com textos longos e prolixos;
  5. FOTO: Ainda é um excelente meio de fixação do candidato. O recrutador gosta de unir à entrevista a imagem do candidato e as observações anotadas.

 

fonte: Page Personnel, Doers e Você S/A.

Deixe sua opinião

News